quinta-feira, novembro 08, 2012

O Espelho




Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Provérbios 23:7
A ideia que cada um de nós temos de si mesmo pode ser real ou mera fantasia, mas na verdade é que ela termina por nos convencer.
Quando temos uma auto-imagem negativa, julgando-nos inferiores aos outros, passamos a nos comportar de uma maneira efectivamente inferior. É comum vermos pessoas com uma imagem errada de si próprias. Algumas se acham melhores do que realmente são. Entretanto o mais frequente é que pessoas tenham um senso de valor próprio muito baixo, desenvolvendo uma auto-imagem negativa. Quando vemos pessoas querendo mostrar-se e ser melhor do que os outros, geralmente estas atitudes não passa de uma tentativa de compensação para um sentimento de inferioridade. O individuo que actua desta forma busca que os outros reconheçam o seu valor porque ele mesmo não está convencido de que valha alguma coisas. Estes são os (caça elogios e aprovações) que os façam sentir-se importante, pois não encontra esse senso de valorização dentro de si mesmo. Mas há também os que se sentem inferiores, passam a desprezar e lamentar-se de que Deus os fez assim inferiores e com isto não conseguem reagir diante dos menores dos desafios. Sentir-se inferior não é um sentimento aprovado por Deus. Muito pelo contrário, quando aceitamos que esses sentimentos dominem nosso coração, os planos de Deus para a nossa vida, ficam comprometidos, pois passamos a creditar não sermos capazes de realizar o que ele já nos assignou para honra e glória do seu nome. Construímos pensamentos baseados no que pensamos de nós mesmos e não no que pensa Deus de nós; e os pensamentos que têm Deus de nós são importantes, Isaías 55:8,9; são mais altos que os nossos pensamentos. Além de prejudicar nosso relacionamento com outras pessoas, através da timidez, isolamento, ciúmes, desconfianças, que são as causas do fim de muitos casamentos, perda de amizade; esse sentimento de inferioridade também nos impede de exercitar todo o nosso potencial, dai se concretiza a falência de sonhos, projectos, planos e ainda os dons, talentos e oportunidades que recebemos da parte de Deus ficam ocioso, porque nos julgamos incapazes de realizá-los. Temos que mudar isto rapidamente, pois fomos criados perfeitos. Deus sempre vai estar contigo não importa o que você faça, ainda que mais ninguém acredita em você, ou que você mesmo não acredite, Deus acredita, sabe que és capaz. Deus conta contigo, fomos criados à imagem e semelhança do próprio criador, use esta força que estas empregando para acreditar e fazer acreditar na sua inferioridade ou incapacidade para reagir, lutar até descobrires o valor que está em ti. Deus habita em nos pelo seu santo espírito, Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita, em vós? 1 Coríntios 3:16. Limpe o espelho, dê uma olhada melhor e vais ver do outro lado com clareza o personagem que Deus criou para honrar seu nome nesta terra realizando coisas grande e maravilhosas para as quais ele te fez. Não há ninguém melhor que você, existem sim pessoas diferentes que também tem o seu valor e juntos completamos a obra-prima do mestre.

Deus te abençoe.
Pr. Elizeu Batista

3 comentários:

  1. Anónimo19:13

    Mensagem maravilhosa para os nossos corações, que o nosso Deus de paz continue te usando na palavra, meu pastor.... saiba que no grande dia o Senhor Jesus lhe recompensará pelo seu esfoço!!!....
    Apaz do Senhor Jesus
    Samuel Fagundes....

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário, Deus te ajude e abençoe cada dia. um abraço fique na paz.

    ResponderEliminar