terça-feira, março 06, 2012

INFLUENCIAR OU SER INFLUENCIADO ?

             
Quem dizem os homens que eu sou? Marcos 8:27

Jesus faz uma pergunta aparentemente muito simples aos seus discipulos, talvez até muito tendenciosa no ponto de vista daqueles que procuram o reconhecimento do seu publico;mas este não é o caso aqui pois jesus já havia deixado claro para o diabo que ele não estava interesado em ser  reconhecido para manter seu ministério(Mt.4:4-10).
o pensamento de Jesus vai alem disto. É uma pergunta que  devemos fazer em virtude da responsabilidade que impõe a integralidade do dever de cada um de nos diante da nobre tarefa de pregarmos a sua palavra. Porem temos que levar em consideração que se não entendermos até que ponto nossa mensagem quer seja por , palvra ou testemunho  não está influenciando pessoas , então algo vai mal.

Como podemos falar de Deus nessa cultura de descrença e indiferença religiosa ou o ateísmo prático, onde  crentes não praticantes e agnósticos vivem como se Deus não existisse? Como comunicar a experiência de Deus aos homens do nosso tempo? Esse é sem duvida um desafio que a igreja tem para o nosso tempo.mas esse desafio o profeta Eliseu tambem enfrentou em seu tempo e conseguiu influenciar o seu entorno (2reis 4:9). Há uma canção que diz que estes são dias de Elias, de Moises e de Ezequiel, tenho que discordar; eles fizeram um relevante trabalho em seu tempo, mas eles ja passaram e este é o nosso tempo, o meu tempo o teu tempo. A sociedade esta preparada para nos influenciar com todos os recursos que o deus deste século lhes tem dado para nos assediar, enquanto que por outro lado nos temos o dever de atuar rapidamente para não aceitarmos deliberadamente e sermos convencidos,mas ao contrário devemos agir como  Paulo nos ensina em 2 Cor 5:10,11.
Nestes ultimos tempos  o povo evangélico tem se apercebido da necessidade social em grande escala e não digo que não o façamos, mas muitos tem se aplicado a este tema nada mais nada menos do que por status social e não  estratégia de aproximação da necessidade da alma. Obra  social não  é mais do que um dever que qualquer cidadão com bom senso e bom coração  deve realizar ;os tradutores da biblia sagrada chamam de "O BOM SAMARITANO" um homem que atendeu a um ferido à beira do caminho, eu entendo que ele foi chamado de "bom" pelo simples fato de que Jesus queria ensinar que ele fez o que todos deveriam fazer mas não fizeram, assim que nos resta uma rica lição de que nosso testemunho é o que realmente fará a diferença no nosso entorno.
Temos que ser calor para esta sociedade fria, fria de sentimentos, de relacionamento etc..(atos 2:47)
Temos que nos aculturar periódicamente  com o nosso entorno para contextualizar o evangelho  de Cristo( a cultura celestial).
Temos que entender as necessidades reais da sociedade para podermos lançar sobre ela uma palavra adequado para cada problema existente.
A pergunta que não vai calar é a seguinte: como o sociedade nos está vendo? como participante ativos de suas atividades  sendo um referencial de valores e principios concretos que esta definindo o contexto espiritual atual? ou estamos tão envolvidos mas sem sermos notádos pelos valores que representamos? termirno estas palavras dizendo que quando Jesus fez aquela pergunta. Que dizem os homens quem sou ? ele não estava esperando que as pessoas lhe afagasse o seu égo mas que compreendessem que mesmo com discursos duros  e palavras diretas em alguns momentos e não apenas por aguas transformadas ou mortos ressucitados e alguns paraliticos curado ele era o filho de Deus e todas as suas ações o declarava como  Deus entre os homens o messias, aquele que trouxe o reino de Deus à terra.
Cada um de nós temos um papel extremamente importante a desempenhar  no nosso tempo. Sempre haverá alguem  observando, nos repudiando ou nos admirando por aquilo que fazemos.
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim (lc 12:43)
um grande abraço fiquem na paz do senhor
Pr. Elizeu Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário